Como deixar sua Operação STFC sempre ONLINE

Como deixar sua Operação STFC sempre ONLINE com softswitch redundante

A telefonia na sua empresa é redundante? Possui algum plano de contingência? E de disaster recovery? Existe alguma documentação - mesmo que básica - ou está tudo guardado na cabeça de alguém? Já imaginando as respostas de boa parte dos leitores, uma última pergunta: Você consegue dormir tranquilo com a sua telefonia atual?

Este é mais um post rápido, apresentando de forma bastante simplificada, uma topologia de rede de telefonia redundante a nível de softswitch, utilizando nosso softswitch SPX-O ou SPX-P.

Vale lembrar (1): Existem outros tipos e formas de redundância além desta aqui apresentada. Apresentarei a mais utilizada pelos nossos clientes.
Vale lembrar (2): A redundância é nativa em nosso softswitch, incluso em todos os contratos sem qualquer custo ou taxa extra. Redundância, para nós, é essencial e não opcional.

Para começarmos, analise a topologia abaixo. Imagine uma rede de telefonia atendendo duas cidades distintas, cada uma com 5 mil clientes de telefonia, conforme apresentado na imagem abaixo:

Imagine agora que o hardware do Softswitch A, seja ele virtualizado ou não, acabe se desligando. Seja por problemas de hardware, falta de energia elétrica, manutenção ou qualquer outro motivo onde o serviço é interrompido.

Em uma situação "normal", todos os clientes que são atendidos pelo Softswitch A deixam de funcionar. Já imaginou a dor de cabeça de 5 mil clientes sem telefone? Qual o impacto para o nome de sua empresa?

Porém, em uma situação onde existe um plano de contingência, o que ocorre é que todos os clientes continuam sendo atendidos pelo Softswitch B, conforme segue na imagem abaixo:

Note que, mesmo com a queda do Softswitch A, absolutamente todos os clientes são automaticamente atendidos pelo Softswitch B.

A redundância, neste caso, está sendo controlado pelos seus ativos na camada 2 e 3. Seja em LAN, VLAN, MPLS ou OSPF, por exemplo. O softswitch está preparado para atender este tipo de redundância sem qualquer impacto negativo.

Sabe qual seria o seu prejuízo? Zero.

Agora sim, você pode dormir tranquilo.

 

Autor: Ronaldo Sacco

Conheça os softwares que vão
descomplicar a telefonia para provedores

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação em nosso site. Nossos cookies são dirigidos para meios de comunicação e analítica avançada. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para maiores informações sobre a coleta e tratamento de seus dados pessoais, consulte nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados
online
Ao utilizar o chat, você aceita a nossa Política de Privacidade.
Avatar