O que é softswitch ?

O que é softswitch ?

O softswitch é um dos principais softwares de uma operadora de telefonia. Ele é o responsável por conectar a pessoa A até a pessoa B e fazerem ambos conversarem. Sem ele, uma operadora de voz não existe.

Fazendo uma analogia com o mundo de ISPs, o softswitch seria o roteador principal da sua empresa.

É o cérebro da operação de voz. É claro que uma operadora de telefonia vai muito além de um softswitch. Uma operadora precisa, basicamente, conseguir atender os pilares abaixo:

 

1. Produto

a. Softswitch da SaperX - Para completamento de chamadas telefônicas;

b. Media Gateway (SIP-i, TDM ou SBC) - para comunicação com operadoras;

c. Telefones IPs, ONUs, ATAs, PABX - para entregar aos clientes;

d. ERP - para realização de cobranças dos clientes;

 

2. Pessoas

a. Comercial;

b. Suporte Técnico;

c. Administrativo;

 

3. Processos

a. Processos comercial/vendas;

b. Processos suporte;

c. Outros;

É claro que não existe uma receita universal para o modelo apresentado acima. Mas estes são os principais pilares que vemos entre os nossos clientes. Algumas empresas preferem o ERP X ao invés do Y. Outros vendem na nuvem. Outros usam fibra. Outros ATAs. Alguns aproveitam e vendem PABX.

Independentemente da estratégia adotada, uma coisa é certa: escolher o softswitch certo faz toda a diferença.

Uma operação de voz estável vende mais e gera menos suporte.

Mas afinal, o que devemos avaliar ao comprar um softswitch? O que difere um softswitch do outro? Como escolher qual é o melhor? Se você precisa entender um pouco mais sobre este assunto, você está no lugar certo. Neste artigo você vai conhecer os principais pontos de atenção que devemos ter ao escolher o softswitch.

A ideia não é entrarmos em detalhes técnicos. Mas sim abrir a sua mente. É comprar uma casa e saber analisar a qualidade do acabamento. Saber quanto vale hoje e qual o poder de valorização.

Então, afinal, quais os pontos que devem ser avaliados? Listarei alguns pontos. Todos importantes. Listarei em ordem de facilidade de entendimento.

 

1. Sistema fácil de usar!

Um sistema simples e de fácil utilização é fundamental para os usuários utilizarem com segurança e sem dificuldades.

Lembre-se: Não são apenas os técnicos avançados que utilizarão o sistema. Mas também pessoas do suporte básico, financeiro, comercial e até mesmo o João que está começando os estudos e iniciou ontem na empresa.

 

2. Sistemas white-label

Os seus clientes precisam ver a sua marca!

Na SaperX os seus clientes e revendedores também possuem uma interface web própria. Cada um destes sistemas aparece a sua marca e não a marca SaperX! Reforce a sua marca.

 

3. Suporte 24x7

Ocorreu algum problema com a plataforma?

Ter um suporte 24x7 é fundamental.

Com chuva, com sol. Seja feriado, Natal ou Final de ano. Seja sexta-feira a noite ou domingo. Sempre teremos alguém para atender você.

 

4. Em 2024, estamos em 30% das operadoras do Brasil!

É isso mesmo.

30% das operadoras ativas do Brasil utilizam o softswitch da SaperX. Um dado como este não pode ser desconsiderado na hora de escolher o seu softswitch.

 

5. Ser completo Um softswitch completo significa que você não precisará ficar contratando módulos de outras empresas e fazer integração.

BDO? Incluso.

SOA para realizar portabilidades? Incluso.

DETRAF? Incluso.

Acesso SSH? Temos.

Softphone? Incluso.

Revendas? Incluso.

Redundância? Incluso.

Treinamentos e reciclagem? Incluso.

Rotas de backup de ligações? Temos.

Backup do sistema? Todo o dia! Incluso.

Hospedagem? Temos.

Proxy?Temos.

SIP-i? Temos.

SBC? Temos.

Monitoramento 24x7? Incluso.

Suporte emergencial 24x7? Incluso.

Sistema white-label? Incluso.

Licença de sistema operacional? Utilizamos Linux!

Um sistema completo!

 

6. Redundância

Uma operação de voz não pode parar.

Oferecemos redundância em load balance, HA (alta disponibilidade), com ou sem proxy.

Um servidor caiu? O outro assume. De forma nativa.

 

7. Roteamento inteligente!

Você pode fazer roteamento com base na cidade de origem ou destino. I

sso ajuda muito.

Sabe aquela regra

“Quando o meu cliente discar para a cidade X, complete por este tronco Y”.

Você conseguirá fazer.

Ou então: “Se o meu cliente for da cidade X e discou Z, então complete pelo tronco Y”.

São diversas possibilidades.

Você ainda poderá rotear com base na operadora destino (“Se a operadora for Vivo, então…”). No número discado. Por rota de menor custo (“Qual a operadora completa com menos custo?”). Facilmente você encontrará uma opção para o seu roteamento desejado.

 

8. Portabilidade

O softswitch da SaperX está preparado.

Homologado com a ABR Telecom, você consegue realizar a portabilidade utilizando apenas o softswitch da SaperX. Sem necessitar acessar outros sistemas.

 

9. Transcode

O seu cliente A conversa em um protocolo X;

O seu cliente B conversa em um protocolo Y;

O softswitch da SaperX faz o que chamamos de “transcode”. A chamada completará normalmente, com o softswitch fazendo a tradução entre clientes.

 

10. Múltiplos clientes registrados em um mesmo circuito?

Sim! Você poderá registrar vários endpoints no mesmo circuito.

Quando alguém ligar para o número deste cliente, todos os telefones tocarão ao mesmo tempo.

 

11. Faturamento

Criar franquias de minutagem, planos controle, limite de gastos diários ou mensal, valores mensal para DID ou DDR, faturamento de números 0800, tarifação reversa, chamada a cobrar, entre outros.

Um faturamento flexível e completo.

 

12. Autenticação de usuário

Na SaperX você consegue autenticar um usuário de diversas formas:

Com:

a) usuário + senha

b) usuário + senha + IP

c) IP

d) IP + senha

e) tech prefix

 

13. Segurança

Trabalhamos com algumas camadas de segurança para evitar que o acesso indesejado chegue até a sua aplicação. E caso algum cliente seja invadido, temos formas de mitigação e controle de danos, para que o seu cliente não saia no prejuízo.

14. Gravação de chamadas

Recebeu uma solicitação de gravação de chamadas?

Nosso sistema está homologado para trabalhar com o espião da polícia federal.

Se precisar gravar ligações, também é possível.

 

15. API

A SaperX possui API em todos os produtos!

Tudo que você faz pelo nosso sistema, você pode também fazer pela API através do seu sistema!

 

16. Sistema Operacional

Utilizamos Linux.

Sistema OpenSource.

Zero licenças.

 

17. Desenvolvimento Nacional

Empresas que possuem desenvolvimento próprio geralmente conseguem atender com maior facilidade, pois conhecem cada pedaço do produto entregue.

Produto SaperX:

Desenvolvimento nacional. Desenvolvimento 100% SaperX.

 

 

Espero que você tenha finalizado esta leitura com muito mais conhecimento e entendimento sobre este mundo de “softswitch”.

Se você possui dúvidas ou deseja maiores informações, entre em contato conosco. Estamos à disposição para lhe ajudar. 

Conheça os softwares que vão
descomplicar a telefonia para provedores

online
Ao utilizar o chat, você aceita a nossa Política de Privacidade.
Avatar